Em uma ação alusiva a campanha Dezembro Laranja, relacionada à prevenção ao câncer de pele, a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, realizou nesse último sábado (07/12), avaliações dermatológicas gratuitas a população. Foram disponibilizadas 200 vagas ao publico em geral a partir de inscrições previamente realizadas de forma on line na plataforma Sympla.
A campanha idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) intensifica sua missão na conscientização sobre o câncer de pele no Brasil. De acordo com dados alarmantes, o país registra milhares de novos casos anualmente, o que reforça a necessidade urgente de informação e prevenção.
Em 2024, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), durante o Dezembro Laranja, busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele.
Quem se inscreveu nos horários previamente agendados, participou primeiro de uma palestra sobre cuidados que deve ter com a pele para evitar os males do sol e possível câncer de pele. Após avaliação feita por uma equipe da Santa Casa, foram feitos encaminhamento para procedimentos, caso necessário.
De acordo com o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, Cláudio Pacheco, esse trabalho que é feito gratuitamente a população em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e demais parceiros locais, visa conscientizar a população dos cuidados com a pele. “A Santa Casa tem também esse papel social, mas se caso for necessário tratamento temos equipe especializada para isso”, disse.
Para a médica dermatologista Ayandra Versiani, esse trabalho é extremamente importante, pois faz alerta para os cuidados com a pele. “Sabemos da grande incidência de casos de câncer de pele no Brasil, principalmente por sermos um país tropical com alta incidência solar. Por isso devemos ficar atentos à prevenção”, informou.
A ação ocorre em todo território nacional, com mais de 100 postos de atendimento espalhados pelo Brasil e cerca de 3.500 médicos dermatologistas e voluntários trabalhando para atender a população.
Fotos: Edvar Santos