Devotos de Santos Reis se reúnem para a 43ª edição do Congresso de Folias de Reis da Diocese de Patos de Minas

Devotos de Santos Reis estiveram reunidos durante todo o domingo (10/09) para a 43° edição do Congresso de Folias de Reis da Diocese de Patos de Minas, evento tradicional na cidade. Em 2023, o congresso foi realizado na sede da Associação das Folias de Reis, no bairro Jardim Panorâmico, contando com boa participação de foliões do município da capital do milho e região.

Recepcionados com um café da manhã, as folias se apresentaram mantendo a tradição de nossa cultura regional.

Em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube 98, Monsenhor José Magno, grande incentivador dessa tradição, disse que devemos lembrar do exemplo dos reis magos que viajaram seguindo a estrela guia para ver o menino Jesus e deram exemplo ao mundo.

“Precisamos ainda incentivar os jovens a também ingressarem no movimento das folias. A participação vem crescendo, mas essa renovação é necessária para manter a tradição, a fé religiosidade de nosso povo”, disse o religioso que presidiu a celebração do encontro.

Uma folia da cidade de Coromandel inovou com uma foliã de apenas 10 anos de idade. Maria Eduarda acompanha a mãe nas apresentações na região desde muito pequena, segundo ela desde já na barriga da mãe. “A folia é um movimento maravilhoso que o jovem deve conhecer e participar”, disse.

Além da bênção das bandeiras, uma palestra “Familiares: apoiadores dos foliões em missão”, também foi ministrada além do tradicional almoço para os foliões. O Congresso Diocesano de Folias de Reis, iniciado pelo bispo Dom Jorge em 1978 na Casa de Cursilho, contribui para manter viva a devoção nos Três Reis Santos.

Patos de Minas tem atualmente um dos maiores contingentes de Folias de Reis do Brasil com cerca de 60 folias catalogadas. Segundo o museólogo e apresentador do encontro João Otávio, desde 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais aprovou o registro das Folias como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.