Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Depois da greve, aulas no campus da UFV em Rio Paranaíba retornam dia 08 de julho

Data foi definida em assembleia.
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 82

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV, em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (2/7), deliberou pelo retorno das atividades de ensino de graduação, médio e técnico nos três campi a partir de 8 de julho. Com a decisão, passam a valer novos calendários escolares para a graduação, para o Colégio de Aplicação (CAp-Coluni), para a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) e para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena).

As resoluções com os calendários completos serão divulgadas posteriormente. As atividades de ensino estavam suspensas desde 15 de abril, também por determinação do Cepe, em função das limitações impostas pela greve dos servidores docentes e técnico-administrativos. Com a decisão pelo fim da paralisação, comunicada oficialmente pela Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv) à Reitoria e pela Associação dos Servidores da UFV (Asav), os conselheiros decidiram pela retomada do período letivo 2024/1. Para a graduação, ele irá até 13 de setembro, sendo que as aulas se encerram no dia 6 de setembro.

O Cepe também aprovou um período extra para cancelamento de disciplinas do primeiro semestre, entre 11 e 26 de julho, e para trancamento de matrícula, independentemente da assinatura dos professores das disciplinas, até 26 de julho, exceto para os ingressantes em 2024/1. Além disso, de 8 a 20 de julho não será permitida a aplicação de atividades avaliativas. Já o período 2024/2 terá início no dia 23 de setembro, com início das aulas em 30 de setembro para os campi de Florestal e Rio Paranaíba e 1º de outubro para o campus Viçosa. O término do segundo período será em 7 de fevereiro, com o fim das aulas em 1º de fevereiro. Com isso, a UFV garante que no primeiro semestre letivo de 2025, que começará em 10 de março, o calendário acadêmico já estará normalizado.

Conforme relatado pelo reitor e presidente do Cepe, Demetrius David da Silva, durante o estudo para elaboração de novos calendários, foram levados em consideração diversos cenários que buscavam equacionar tanto o panorama global, levando em conta os problemas gerados pelo atraso ao calendário escolar, e também as especificidades de cada campus. Apesar do processo extremamente complexo, de acordo com o reitor, a prioridade foi atender a propostas que buscavam minimizar os prejuízos para os estudantes e os documentos aprovados refletem isso.

Semana do Fazendeiro e demais eventos

Além das atividades acadêmicas, o calendário prevê novas datas para os grandes eventos da Universidade no ano de 2024. A Semana do Fazendeiro, por exemplo, acontecerá entre 14 e 20 de setembro. No campus Rio Paranaíba (CRP), a Semana de Extensão e Aprimoramento Regional (Semear) acontecerá de 17 a 20 de outubro e a Semana do Produtor Rural, no campus Florestal (CAF), se mantém entre 15 e 19 de julho. Já as colações de grau acontecerão em 20 de setembro no CRP, 27 de setembro no CAV e 4 de outubro no CAF.

Nos dias 24 e 25 de outubro, acontecerá a Mostra Universitária no CAV e as mostras de profissões no CAF e CRP em 9 de outubro e 28 de setembro, respectivamente. Já o Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) não será realizado em 2024.

Fonte: Ascom/ufv

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>