Ouça ao Vivo:

Denúncia: Agentes de Saúde em Patos de Minas são colocados em “sala improvisada”, expostos ao sol e chuva

Expor os agentes a essa situação é uma violação à dignidade no trabalho

Denúncias relatando negligência aos direitos dos trabalhadores em diferentes centros de saúde de Patos de Minas foram recebidas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG). As denúncias detalham que Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE) são vistos em cantos das unidades, muitos expostos ao sol e chuva, cadeiras quebradas e móveis deteriorados. É nesse ambiente que a gestão do município tem alocado os agentes para fazer parte do trabalho, muitas vezes após horas de caminhada no trabalho de rua nas residências. Em alguns casos, as “salas improvisadas” duram há mais de 3 anos; em outras unidades, os agentes foram transferidos este ano e não têm previsão para retorno às suas “salas originais”.

Segundo os Agentes ouvidos pelo Sind-Saúde/MG, a justificativa que receberam é que as salas destinadas aos ACSs ACEs foram realocadas para estudantes de medicina. “Fomos retirados da nossa sala para uma varanda externa. Com o calor, fica quente demais e, com o frio, é também muito difícil suportar. Ainda venta demais e, com a chuva, molha os papéis de trabalho e a gente também”, relata um trabalhador que preferiu não ser identificado.

De acordo com o Sindicato, as imagens que teve acesso são chocantes pelo desacato aos direitos dos trabalhadores e ferem princípios básicos de respeito e valorização do servidor. Expor os agentes a essa situação é uma violação à dignidade no trabalho.

A partir das denúncias, o Sindicato informou que tentou inúmeros canais de diálogo com a prefeitura e não teve retorno da gestão. “Enviamos notificação para o município e o município, mais uma vez, não retornou. “Fizemos audiência pública na cidade, pautamos essas dificuldades e o município não foi à audiência pública”, disse a diretora do Sind-Saúde Lionete Pires sobre a dificuldade da gestão em resolver os direitos básicos dos trabalhadores.

Com a ausência de comunicação, por parte da gestão municipal, a diretora do Sind-Saúde informou, em entrevista concedida à Rádio Clube, que o corpo jurídico do sindicato já começou os primeiros passos para tentar reverter a situação precária dos trabalhadores. Caso a situação não seja resolvida, a prefeitura pode acabar até mesmo sendo processada.

Em nota enviada ao Clube Notícia, no início da tarde desta quarta-feira (08), a Prefeitura de Patos de Minas informou que não foi notificada sobre a denúncia, já citada, por parte do Sind-Saúde/MG e que tomou conhecimento de todas as informações após a publicação desta reportagem. O executivo municipal disse ainda que buscarão o sindicato para maiores esclarecimentos.

Confira a nota na íntegra:

Confira a entrevista completa com a diretora do Sind-Saúde MG, Lionete Pires:

 

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>