Ouça ao Vivo:

Dentre os 26 Estados, Minas é um dos únicos sem isenção de IPVA por idade do veículo

16 tipos de isenção, beneficiam cerca de 74,4 mil veículos

Vence nesta semana o prazo para pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No entanto, alguns motoristas não precisam pagar o tributo devido a uma série de isenções oferecidas pelo governo estadual. São 16 situações, que beneficiam cerca de 74,4 mil veículos.

Confira as isenções abaixo:

  1. Entidade filantrópica;
  2. Veículo de embaixada;
  3. Pessoa com deficiência física, visual, intelectual, síndrome de Down ou autista;
  4. Condutor profissional autônomo (taxista);
  5. Veículo de valor histórico;
  6. Veículo recuperado de roubo;
  7. Veículo sinistrado com perda total;
  8. Veículo objeto de sorteio;
  9. Veículo adquirido em leilão promovido pelo poder público;
  10. Veículo cedido em comodato;
  11. Veículo usado em estabelecimento revendedor inscrito;
  12. Veículo de transporte escolar;
  13. Veículo do Conselho Tutelar Municipal;
  14. Veículo doado pelo município ao Estado;
  15. Veículo adquirido pelo Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões no Estado;
  16. Veículo elétrico produzido no Estado, mas somente no ano da compra e no seguinte.

Mesmo com esses benefícios os mineiros ficam atrás da maioria dos Estados brasileiros e do Distrito Federal, já que é um dos dois únicos onde à idade do veículo não garante isenção do imposto. Além de Minas Gerais, só o estado de Pernambuco não têm isenção para veículos por tempo de fabricação. Normalmente a isenção por tempo de fabricação de 10 a 30 anos.

No estado de Minas a isenção do IPVA por idade do veículo só é permitida caso o veículo obtenha a placa preta (placa para carros de coleção), certificando o seu valor histórico. Esse certificado só é concedido a carros com mais de 30 anos que mantenham conservadas as características originais de fabricação. O IPVA se tornou uma das maiores fontes de arrecadação tributária do Estado — em 2023, ele representou  12% dos impostos arrecadados. Segundo as projeções do governo do estado  arrecadação de 2024 será de R$ 500 milhões a mais, chegando a R$ 10,6 bilhões.

Fonte: O Tempo

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Homem que confundiu cola com colírio e álcool com água em Paracatu

O caso serve de alerta para que medicamentos e produtos químicos sejam armazenados separadamente e, de preferência, em locais diferentes, evitando confusões que podem causar acidentes graves. Especialistas também orientam que embalagens semelhantes nunca sejam mantidas próximas umas das outras e que, em caso de contato de cola instantânea com os olhos, a pessoa procure atendimento médico imediatamente, sem tentar remover o produto à força

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>