Foi iniciada neste sábado (23) em Patos de Minas a vacinação contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos, o início da vacinação para este público acontece até as 16 horas deste sábado, durante o Arraiá de Vacinação. A Prefeitura de Patos de Minas informou que o total de doses para este público está limitado a 350. Neste sábado as unidades que recebem o evento de imunização são: USFs Alvorada, Novo Horizonte, Sebastião Amorim e Jardim Paulistano.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na semana passada a ampliação da vacinação contra Covid-19 para o público infantil. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, está autorizada a aplicação da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças de 3 a 5 anos.
Em relação às crianças a partir de 5 anos de idade, a nota técnica informa que neste momento a imunização continuará ocorrendo com a Pfizer, conforme os esquemas já recomendados.
Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes manifestando concordância com a vacinação dos filhos. Caso não seja possível acompanhar os pequenos, a aplicação da dose deve ser autorizada por meio de termo de assentimento impresso e original (baixe aqui).
No que tange às especificações técnicas para aplicação da CoronaVac no público de 3 a 5 anos, a formulação da vacina será a mesma utilizada atualmente em adultos. As crianças receberão duas doses de 0,5 ml, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.
Arraiá de Vacinação:
Neste mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Arraiá de Vacinação. A iniciativa visa oferecer mais uma oportunidade para aqueles que desejam completar o cartão de vacina, mas não conseguem ir à USF durante a semana.
O Arraiá está acontecendo aos sábados e, em cada fim de semana, unidades específicas ficam abertas das 8h às 16h para atender a população. O atendimento é tanto para crianças quanto adultos, estando disponíveis vacinas como a de gripe, Covid-19, sarampo, meningocócica C e outras do calendário de rotina.
Fotos: Divulgação: Prefeitura de Patos de Minas