Uma mulher de 28 anos foi presa pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (06), no bairro Vila Garcia em Patos de Minas, após o filho de apenas dois anos ser encontrado sozinho dentro de uma residência em condições precárias de higiene.
De acordo com informações, a Polícia Militar foi acionada para prestar apoio ao Conselho Tutelar após uma denúncia anônima de possível abandono de incapaz. Ao chegar ao imóvel, a conselheira tutelar já havia localizado a criança desacompanhada.
Segundo os militares, a residência apresentava grande quantidade de lixo, sujeira e cômodos completamente desorganizados, sendo considerada inadequada para a permanência da criança.
Pouco tempo depois, a mãe do menino compareceu ao local e informou que havia saído por cerca de 10 minutos para ir ao supermercado, deixando o filho sozinho em casa. Ela ainda relatou que possui outros dois filhos, de 6 e 11 anos, que estavam na escola no momento.
Questionada sobre as condições do imóvel, a mulher afirmou estar enfrentando um quadro de depressão, o que estaria dificultando a manutenção da limpeza e da organização da residência. Ela também disse que, normalmente, quando precisa sair para trabalhar, os filhos ficam sob os cuidados da avó materna.
Diante da situação, a criança foi considerada em situação de risco e vulnerabilidade. O menino e os demais irmãos ficaram sob a guarda provisória da avó materna, com acompanhamento do Conselho Tutelar.
A mãe recebeu voz de prisão pelo crime de abandono de incapaz, previsto no artigo 133 do Código Penal, foi informada de seus direitos e encaminhada à Delegacia de Plantão para as providências da Polícia Judiciária.
O caso será acompanhado pelo Conselho Tutelar e pelas autoridades competentes para apuração dos fatos e definição das medidas de proteção às crianças.







