Ouça ao Vivo:

Crédito consignado supera pedidos de bloqueio com 5 milhões de ligações

Os valores arrecadados são destinados a projetos de educação financeira.

Em cinco anos, de janeiro de 2020 a novembro de 2024, a plataforma Não Me Perturbe recebeu 5.005.465 solicitações de bloqueio de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado. 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria dos pedidos de bloqueio partiu de consumidores de cidades da Região Sudeste (53,3%). Em seguida, vêm as regiões Sul (18,6%); Nordeste (14,6%); Centro-Oeste e Norte, 9,66% e 3,65%, respectivamente. O estado de São Paulo, com 1.500.535 pedidos de bloqueio, lidera as queixas no país, seguido por Minas Gerais (561.977) e Rio de Janeiro (507.781).

Segundo a Febraban, desde 2020, foram aplicadas 1.385 punições em empresas por irregularidades na oferta do consignado a consumidores. Segundo a entidade, 53 empresas que cometeram irregularidades estão impedidas de atuar.

As infrações às regras podem também acarretar às instituições financeiras multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão. Os valores arrecadados são destinados a projetos de educação financeira.

“O contínuo monitoramento dos bancos visa proteger o consumidor e repreender as práticas abusivas na oferta e contratação do consignado. O objetivo é garantir transparência e confiança para quem busca essa modalidade de crédito, que geralmente representa uma parcela vulnerável da população, como aposentados e pensionistas”, destaca o presidente da Febraban, Isaac Sidney.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Condutor se distrai e provoca acidente em estrada de Tiros

Em contato com os motoristas, ambos relataram que o Fiat Uno seguia no sentido decrescente, de Tiros para Arapuá, quando seu condutor, ao visualizar uma pessoa colhendo jaca, se distraiu, invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o VW Gol

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>