Corpo de Bombeiros faz alerta para evitar afogamentos e outros tipos de acidentes nesta época de calor

É importante "procurar os lugares onde o banho é seguro", alerta o Capitão Cavalcanti do Corpo de Bombeiros.

Com a chegada das altas temperaturas, as pessoas procuram meios de se refrescar, como piscinas, lagos, rios, córregos e praias. Mas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, essa combinação pode ser perigosa se não tomar os cuidados corretos. Em entrevista ao portal Clube Notícia, o Capitão Cavalcante deu dicas sobre cuidados a serem tomados. Confira:

São comuns cenas de pessoas consumindo bebidas alcoólicas, crianças brincando sozinhas e vários outros comportamentos de risco.

Entre as principais dicas dos bombeiros para evitar acidentes estão o cuidado com crianças sozinhas, não consumir álcool antes de entrar na água, e procurar locais que têm cobertura do serviço de salvamento aquático.

“É o perigo de tentar salvar outras pessoas sem o treinamento necessário para isso, quem vir alguém se afogando, pode atirar uma boia, um objeto flutuante, jogar uma corda, mas não deve entrar na agua para tentar fazer o salvamento, pois pode se tornar outra vítima. O certo é acionar o 193 assim que desconfiar de algum caso de afogamento”, alerta o Capitão Cavalcante.

Outra dica importante, é não beber antes de nadar, a bebida tira a capacidade de identificar os riscos e também tira a capacidade física de enfrentar uma dificuldade. Mesmo bons nadadores têm baixa de rendimento com o uso de bebidas alcoólicas.