A quaresma é um período de muita tradição principalmente para os católicos, para a reflexão e penitência, diversos costumes são seguidos por muitas pessoas. Um dos mais famosos é a abstinência de carne, em dias específicos ou durante toda a quaresma.
Muitos católicos realizam o jejum de carne vermelha principalmente nas quartas e sextas-feiras durante a quaresma, seguindo a tradição e fazendo um sacrifício de fé. Para suprir a falta desse alimento, além do peixe, o ovo acaba sendo uma das principais opções, principalmente por apresentar alta quantidade de proteína. O produto também é relativamente barato e fácil de encontrar.
O jornalismo da Rádio Clube98 conversou com o produtor rural e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Formosa, Zezé Lotero que explicou que todos anos no período da quaresma a produção de ovo naturalmente diminui, por questões da própria natureza e que devido ao período a procura pelo produto tem uma alta considerável. “Esse ano subiu antes mesmo da quaresma e eu acredito que durante o período de quaresma provavelmente vai subir mais um pouco ainda.” explicou.
O produtor e comerciante da CEASA de Patos de Minas, Sinésio, avaliou que já é possível reparar um aumento de 30% no preço do ovo. Mas ressaltou que mesmo com o preço mais salgado a expectativa é de uma melhora de aproximadamente 40% na venda do produto durante o período de quaresma.