O boletim da dengue, divulgado nesta quinta-feira (16/02), confirma o cenário apontado pelo primeiro LIRAa de 2023, que apontou alto risco de infestação predial por Aedes aegypti em Patos de Minas (5,7). Do início do ano até hoje (16/02), foram 533 notificações da doença, com 179 confirmações até este momento.
O número de notificações, até agora, chega a ser três vezes maior em comparação ao mesmo período do ano passado. É um alerta, segundo a Epidemiologia, que convoca a população para assumir o seu papel de protagonista na luta contra o mosquito.
Devido ao cenário preocupante e de constante alerta, mutirões de limpeza estão sendo realizados. O fumacê também será utilizado em locais onde há indicação, a começar pelos bairros Jardim Panorâmico e Jardim Vitória nos dias 17, 22, 25 e 28 de fevereiro.
A medida visa combater o Aedes aegypti na forma adulta, sendo necessário que a população continue apoiando no combate aos criadouros do inseto.
A aplicação do fumacê não pode ser realizada de forma indiscriminada. Importante ressaltar que essa estratégia segue critérios rígidos do Ministério da Saúde, sendo utilizada em situações nas quais há grande quantidade de casos positivos da doença.
Confira os locais específicos onde haverá aplicação de fumacê: