Comitiva de prefeitos se reúne em Brasília pela implantação do curso de Medicina no Campus da UFV, em Rio Paranaíba

A Universidade recebeu sinal verde e ficou responsável pela burocracia para atingir o objetivo

Liderada pela Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR), uma comitiva de 22 prefeitos, também do Triângulo e Noroeste mineiro, se reuniu com autoridades federais em Brasília pela implantação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A instituição recebeu sinal verde e ficou responsável pela burocracia para atingir o objetivo junto ao Ministério da Educação.

Como resultado dessas reuniões que foram realizadas na terça e quarta-feira (11 e 12/07), tanto Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, quanto Camilo Santana, Ministro da Educação, se comprometeram a se empenhar para instalação do curso na região.

Inclusive, foi apresentado um documento assinado por prefeitos, além de um estudo preliminar já realizado pela Universidade em 2021, em que consta a viabilidade da implantação do polo de saúde em Rio Paranaíba, com suporte das estruturas de saúde dos municípios de Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Serra do Salitre.

Agora, a tarefa de elaboração da proposta será da UFV, com a preparação da documentação exigida, a aprovação nos seus Conselhos, visando o Protocolo da proposta no MEC, para aprovação da implantação do novo curso de medicina no Campus de Rio Paranaíba da instituição de ensino superior.

O Reitor da UFV, professor Demetrius David fez a defesa do projeto, destacando que o Curso de Medicina da Universidade, na cidade de Viçosa, tem obtido as melhores notas nos dois últimos exames do ENADE. Destacou que “está disposto a implantar em Rio Paranaíba o Curso de Medicina, com a aprovação prévia dos Órgãos Colegiados da Universidade”.