Nesta sexta-feira (21/07) militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) embarcam para missão humanitária e apoio ao combate aos incêndios no Canadá. Dentre eles, participou dessa missão brasileira, o comandante do 12º Batalhão de Bombeiro Militar de Patos de Minas, Tenente-Coronel Thiago Lacerda Duarte.
A missão será integrada por 104 brasileiros que atuarão no Canadá por 30 dias.
Os bombeiros são especialistas em combate a incêndios florestais e devem atuar nas florestas mais afetadas pelos chamas durante esse período.
Cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e outras instituições federais e estaduais.
Apoio internacional
Esta é a quarta missão internacional com participação de bombeiros mineiros, já tendo participado em: Moçambique, Haiti e Turquia.
Junto aos bombeiros de Minas, estarão militares bombeiros de mais 18 estados brasileiros, sob a coordenação do oficial mais antigo, o Tenente-Coronel Thiago Lacerda Duarte, do CBMMG, que também integra o Comitê Nacional de Gestão dos Incêndios Florestais (Conagif).
Experiência
O oficial foi convocado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para liderar a equipe do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), composta por 20 bombeiros militares do país.
A delegação brasileira é liderada e coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e somará esforços junto ao governo canadense para apoiar no combate aos incêndios que assolam aquele país.
A ocorrência tem sido considerada a mais severa temporada de incêndios da história do Canadá. Até agora foram registrados dois óbitos e consumidos mais de 10 milhões de hectares de vegetação.