Mais da metade dos brasileiros não lê livros, pelo menos é o que afirma a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil“, realizada pelo Senado Federal em parceria com o Instituto Pró-Livro. Em meio a este cenário, iniciativas como a do Sebo e Cia de Patos de Minas visam resgatar leitores de todas as faixas etárias vendendo livros usados, em ótimo estado de conservação e a baixos custos.
O Sebo foi criado inicialmente pelo marido de Dona Laura dos Santos. Segundo ela, o marido, um caminhoneiro fascinado pela leitura, criou o estabelecimento após ficar doente e ficar impossibilitado de trabalhar. Após a sua morte, Dona Laura deu continuidade ao trabalho, mantendo o espaço em pleno funcionamento até os dias de hoje.
Em entrevista concedida à Rádio Clube 98, Dona Laura contou que compra, troca e vende livros, além, é claro, de aceitar doações, no entanto, se mostrou descontente ao dizer que cada vez menos pessoas frequentam o local.
Ela ainda compartilhou histórias de clientes que encontraram no Sebo, livros que buscavam há algum tempo por um valor muito mais baixo se comparado aos preços encontrados pela internet.
Vendendo livros de todos os gêneros literários, a Sebo e Cia está localizada na rua Deocleciano Mundim, 352, no bairro São Francisco. Interessados também podem buscar mais informações pelo Instagram @seboecia_.
Confira a entrevista completa com a Dona Laura dos Santos da Sebo e Cia: