Com jejum, oração e penitência, missas na quarta-feira de Cinzas marcam início da Quaresma em Patos de Minas

Os mutirões de confissão são realizados neste período, antes da Páscoa

As igrejas católicas de Patos de Minas amanheceram cheias nesta quarta-feira (22/02), dia de Cinzas para os cristãos que seguem essa vertente religiosa. Marcando o fim do Carnaval e o início da Quaresma, as celebrações são também o marco de um período de jejum, oração e penitência. Mulheres e homens de todas as idades comparecem nos templos católicos ao longo do dia para a missa de imposição das cinzas.

Em conversa com o jornalismo do Sistema Clube, o padre Antônio Alves de Souza, pároco da Catedral de Santo Antônio, explica que as missas servem também para lembrar aos fiéis que apesar de criado à imagem e semelhança de Deus, o ser humano ainda é pequeno comparado a Ele. O sacerdote ainda pontua o paralelo com a história de Jesus.

“Celebramos e participamos daqueles 40 dias que ele viveu no deserto tendo em vista a preparação para a sua paixão, morte e gloriosa ressurreição. […] Nós somos muito grandes diante da criação que Deus realizou, mas não podemos jamais esquecer que nós somos inferiores, abaixo de Deus. Por isso, tem todo esse pensamento, essa imposição colocada justamente sobre a nossa cabeça, a nossa testa. Para lembrar que tem algo maior e superior o qual eu devo voltar meu coração para esse alguém”, explica.

Na Catedral de Santo Antônio, as celebrações tiveram início às 6h30, sendo que a última missa está prevista para as 19h, na qual será realizada a abertura da Campanha da Fraternidade 2023 para toda a diocese de Patos de Minas. Durante o período de Quaresma, as paróquias devem comunicar as suas comunidades quando começam os mutirões de confissão.

Confira a entrevista na íntegra: