Bispo Dom Cláudio fala sobre a Campanha da Fraternidade 2023 e ressalta importância de políticas no combate à fome

Embora seja realizada na Quaresma, a iniciativa é realizada durante todo o ano

Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!”, extraído de Mateus 14, 16, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 aconteceu oficialmente nesta quarta-feira de Cinzas na sede da CNBB, em Brasília (DF). Um dos objetivos da campanha é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano, conforme pede o Papa Francisco.

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU) depois de uma década.

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.

Na manhã desta quarta-feira (22/02), o Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturm conversou com o jornalismo do Portal Clube Notícia e falou sobre a importância da temática proposta pela campanha deste ano.

“Que o nosso jejum abra nosso coração aos irmãos e irmãs que sofrem com fome; que a nossa solidariedade seja intensificada; que saibamos encontrar soluções criativas para superações da fome – seja em nível mais imediato, assistencial, seja no nível de toda sociedade -; que efetivamente se cumpra a responsabilidade dos governantes em seus diversos níveis, concretizando políticas públicas, principalmente as de estado que atinjam a raiz desse problema sério que é o flagelo da fome”, destacou o bispo diocesano.

Dom Cláudio também explicou como os temas propostos pela campanha são debatidos em Patos de Minas, destacando a importância dos grupos de reflexão que acontecem em todas as paróquias.

“Na catedral, se faz sempre antes das celebrações, antes da missa vespertina, se faz a via sacra e se reza exatamente sobre a temática da campanha da fraternidade. Mas temos, em todas as paróquias, os grupos de reflexão da Campanha da Fraternidade, que se encontram semanalmente e fazem essa reflexão dos temas que são propostos para cada momento. Nós vamos fazer a abertura da quaresma, que é um tempo especial de conversão de penitências e nos convida a jejuar, a rezar mais intensamente e, sobretudo, praticar a caridade”, ressaltou.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

O que é a Campanha da Fraternidade?

‍Desde 1964, a Igreja Católica no Brasil lança, no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade, anualmente. A CF é organizada é convocada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dirigida a todas as pessoas de boa vontade e, de forma particular, aos cristãos católicos com o objetivo de “despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho”.

A cada ano, a CF tem um tema relacionado a um problema social e um lema retirado do Evangelho, que indica o caminho para a transformação dessa realidade.

A Campanha da Fraternidade é intensificada no período da Quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas (em 2023, dia 22 de fevereiro) até o Domingo de Ramos (que, este ano, será em 2 de abril), quando é feita a Coleta da Fraternidade. Este é o gesto concreto de doação para atender as obras sociais da Igreja dedicadas ao tema da Campanha.

Embora seja realizada na Quaresma, como ressalta a própria CNBB, a Campanha da Fraternidade não se restringe ao tempo quaresmal, sendo realizada durante todo o ano.