Patos de Minas tem aproximadamente 6.200 crianças de 1 a menor de 5 anos para serem vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil). Até o momento, apenas 33% desse público recebeu a dose dentro da campanha, número muito aquém da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que Patos de Minas sempre foi exemplo da adesão a campanhas de vacinação. Sendo assim convoca todos os pais e responsáveis de crianças pertencentes ao grupo prioritário para regularizar a situação vacinal, tendo em vista que a possibilidade de retorno da poliomielite é real.
Em Patos de Minas, a vacinação contra poliomielite acontece até 09 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 08 às 16 horas, em todas Unidades de Saúde da Família – USFs (exceto Várzea).
As USFs Nova Floresta, Sebastião Amorim, Padre Eustáquio e Itamarati estão com a sala de vacina aberta para este público até 18 horas. É importante levar o cartão de vacina da criança.
A Doença
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Transmissão:
A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.
Sintomas:
Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
Fontes:
ASCOM Prefeitura de Patos de Minas
Fundação Oswaldo Cruz
Ministério da Saúde. Saúde de A a Z