O serviço de coleta seletiva está temporariamente suspenso, em Patos de Minas, a informação foi confirmada pela Prefeitura de Patos de Minas, após relatos de patenses que afirmavam que os lixos sólidos e úmidos estariam sendo recolhidos misturados.
De acordo com a administração municipal,
“caminhões comuns estão recolhendo resíduos dos contêineres amarelos e verdes por enquanto.” E ainda destacou que “a medida foi necessária para ajustes no contrato, de modo a melhorar o serviço.” Além disso, ainda não há previsão para retomada do serviço.
Em 2020, um projeto entre prefeitura na gestão do ex-prefeito José Eustáquio Rodrigues e a Conserbras, distribuiu 150 pares de contêineres para coleta de lixo úmido e lixo seco em diferentes pontos da cidade.
O objetivo proposto com o projeto era que vidros, papéis, papelões, plásticos, metais e embalagens limpos tivessem um local específico – contêiners destinados para a coleta – para serem descartados, não sendo misturados com rejeitos úmidos (restos de alimentos, papéis sujos, fraldas descartáveis).