Codema se reúne para debater projeto ambiental de construção de Supermercado BH no antigo campo do Vila

A maior observação girou em torno da ausência do projeto de drenagem e a construção de redes pluviais

Os membros do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas (Codema) se reuniram, na última semana, para falar sobre o projeto ambiental para a construção do Supermercado BH na antiga sede do Vila Esporte Clube, que fica localizado no bairro Vila Garcia em Patos de Minas. A discussão aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Foi formada uma comissão para fazer uma visita técnica no local, para o reconhecimento de área e a identificação de pontos de saneamento para a adequação no projeto original da obra.

A apresentação e deliberação ocorreram em circunstâncias da adequação do projeto arquitetônico ao projeto ambiental em conformidade com a lei das normas e medidas compensatórias e condicionantes, que preveem que toda obra provoca de alguma forma impactos ambientais. De forma que é preciso o cumprimento de algumas compensações pelas edificações e intervenções físicas em áreas urbanas e rurais.

O questionamento maior dos conselheiros ambientais girou em torno da falta de apresentação do projeto de drenagem e a construção de redes pluviais, com a instalação de dissipadores para a contenção do volume de água. Se as estruturas não forem bem feitas as obras podem causar danos a área adjacente à construção do supermercado, inclusive ao Parque do Mocambo.

O pedido de alvará de construção pela empreiteira responsável pelas obras do supermercado BH no bairro Vila Garcia, foi feito através do Processo Administrativo n° 33245/2022.