O Chefe do 10º Departamento de Polícia Civil de Patos de Minas, Delegado Geral Jean Pierre Batista Neves, Monte Clarense que anteriormente ocupava o cargo de Corregedor da região do Norte de Minas, foi agraciado na noite do dia 23 de abril de 2022 com o grande Colar do Mérito Cívico “Alferes Tiradentes”, conferido pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, a OCIM.
Essa comenda é uma homenagem conferida a grandes e importantes personalidades da nossa sociedade.
A cerimônia aconteceu na Loja Maçônica de Minas Gerais em Belo Horizonte, com a participação de várias autoridades civis e militares.
Na mesma solenidade foram agraciados com tão honroso colar outras ilustres figuras do norte de Minas destacando André Luiz Lopes de Oliveira, o Chefe do Gabinete Militar e Coordenador da Defesa Civil Cel. PM Osvaldo de Souza Marques, que fez carreira militar em Montes Claros, e o Ten. Cel Ricardo Gonçalves que também fez carreira militar em solo norte mineiro, tendo começado seu oficialato militar em Januária, e a Delegada Geral de Polícia Drª Gessiane Soares Cangussu (Delegada de Polícia de Trânsito de Janaúba).
A OCIM agracia aquelas pessoas que se destacaram em seus segmentos, reconhecendo assim a importância do trabalho do agraciado para a sociedade e a história de sua região.
A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma entidade civil, sem fins lucrativos, filantrópica e cultural. A OCIM é seguidora dos princípios da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica que deu origem à Inconfidência Mineira em 1789 e visa estudar e enaltecer as ações e o heroísmo dos inconfidentes, exalta a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
Acredita-se que foi criada pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga em 1779 em Vila Rica, antiga capital de Minas Gerais.