Patos de Minas é destaque novamente, dessa vez, no cenário da cerveja artesanal. Competindo na terceira edição da Copa Sul-Americana de Cerveja, realizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a cerveja Cosmic, produzida em Patos de Minas, foi consagrada com a medalha de prata (segundo lugar) na categoria ‘Juicy or Hazy India Pale Ale’, um dos estilos mais concorridos da competição.
A cerveja Cosmic é resultado de uma colaboração entre três cervejarias da cidade,sendo elas, Atom, Casa Grande e Estrela do Bálsamo e participou pela primeira vez do campeonato. Na edição de 2025, o evento reuniu 845 amostras de cerveja, vindas de 13 estados brasileiros e três países do continente: Colômbia, Uruguai e Paraguai.
Em entrevista concedida à Rádio Clube 98, Lara Mota, uma das idealizadoras por trás da cerveja premiada, contou como foi a reação da equipe quando a cerveja patense foi reconhecida na premiação.
“Queríamos muito ter uma avaliação da nossa cerveja e o que a gente poderia melhorar nela. Assistimos à premiação todos juntos e, quando saiu o resultado, foi muito gratificante ver uma ideia que saiu das ‘nossas mãos’, das ‘nossas cabeças’, sendo reconhecida.” Destaca.
Para os interessados que quiserem provar da cerveja premiada, a Cosmic pode ser comprada na Casa Grande Cervejas Especiais, situada na rua Pará, nº 408, bairro Cônego Getúlio.
Sobre o Evento
A Copa Sul-Americana de Cervejas é um dos concursos técnicos mais relevantes do continente, voltado exclusivamente à avaliação criteriosa e à valorização das melhores práticas da produção cervejeira independente.
Durante três dias, 42 jurados brasileiros e latino-americanos analisaram amostras em degustações às cegas, considerando aspectos como aparência, cor, qualidade da espuma, aroma, gostos básicos, sabor, sensação de boca e retrogosto, características que garantem a fidelidade dos rótulos aos estilos indicados.
Confira a entrevista completa com Lara Mota, da Cervejaria Atom: