Ouça ao Vivo:

Casos de sífilis aumentam em Patos de Minas; SUS oferece tratamento gratuito

Infecção pode ser transmitida em relação sexual, na gestação ou no parto

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, com um crescente número de notificações em Patos de Minas. Pode ser adquirida, quando é transmitida de uma pessoa para outra durante a relação sexual sem preservativo.

Outro tipo de sífilis é a congênita quando a gestante transmite a infecção para o bebê durante a gravidez ou no parto.

Silenciosa, mas com um imenso número de portadores, a maioria sem sintomas e com possibilidades de transmitir a infecção, o que mostra a importância do uso de preservativos durante as relações sexuais, já que esta é a principal forma de evitar a infecção pela sífilis e outras patologias.

A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento (precoce) ou depois de dois anos de vida da criança (tardia). Durante a gestação, a infecção pode provocar aborto espontâneo ou parto prematuro.

Também pode gerar consequências graves ao bebê, como hepatomegalia (fígado inchado), lesões de pele, icterícia (amarelo na pele), coriza acinzentada, anormalidades esqueléticas e neurológicas, miocardite, pneumonia e acometimento renal, que pode levar até à morte.

A sífilis adquirida pode apresentar diversas manifestações clínicas conforme estágio e são classificadas em primária, secundária, latente e terciária.

A infecção tem cura e as unidades básicas de saúde possuem o chamado teste rápido, com resultado apresentado em minutos. Quando diagnosticados, os pacientes são tratados com uso de antibióticos. 

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>