Começa na próxima segunda-feira (06) a campanha de multivacinação, o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os pais devem ficar atentos e levar os seus filhos à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, portando o cartão de vacina e CPF em mãos.
A campanha tem foco especial para a aplicação das vacinas contra o HPV, febre amarela e sarampo, mas vale lembrar que todos os imunizantes presentes no calendário vacinal estarão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade.
Em entrevista concedida à Rádio Clube 98, a enfermeira da epidemiologia, Camila Lara Ferreira, destacou que adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram contra o HPV também terão a oportunidade de se imunizar durante a campanha, que segue até o dia 31 de outubro.
A reportagem ainda teve acesso a alguns dados da cobertura vacinal do município, sendo:
- 88,43% de crianças menores de 2 anos imunizadas contra a febre amarela;
- 93,73% de crianças menores de 2 anos imunizadas contra a tríplice viral;
- 67,27% dos adolescentes imunizados com a vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos (A, C, W e Y) da bactéria Neisseria meningitidis (Meningite);
- 87% e 73% de crianças e adolescentes menores de 15 anos, do sexo feminino e masculino, respectivamente, imunizados contra o HPV.
As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira (dias úteis) das 8h às 16h, o mesmo vale para o dia D da campanha, dia 18 de outubro (sábado).
Confira a entrevista completa com a enfermeira da epidemiologia, Camila Lara Ferreira: