Câmara Municipal de Patos de Minas concede Título Honorífico de Cidadão Patense a pessoas de destaque

Além das homenagens de 2023, foram entregues os títulos de 2019 e 2020

Como parte das comemorações do aniversário de 131 anos de Patos de Minas, a Câmara Municipal outorgou, durante sessão solene realizada na noite de segunda-feira (22/05), no salão do Júri do Unipam, o Título Honorífico de Cidadão Patense a 20 personalidades não nascidas em Patos de Minas, que contribuem para o desenvolvimento do Município.

Além dos títulos de 2023, foram entregues os títulos de 2019 e 2020 para os cidadãos que não receberam o diploma em data oportuna. Toda a solenidade foi traduzida e interpretada na Linguagem Brasileira de Sinais – Libras.

O Título Honorífico de Cidadão Patense constitui a mais alta honraria concedida ao cidadão pela Câmara Municipal, com notório reconhecimento histórico e cultural, motivo pelo qual é celebrado na semana do aniversário de Patos de Minas – comemorado no dia 24 de maio – e durante a realização da Festa Nacional do Milho (Fenamilho).

Vereadores, autoridades, homenageados, amigos e familiares prestigiaram o evento, que também contou com a participação especial dos militares integrantes da Banda de Música da 10ª Região de Polícia Militar. Patrimônio de Patos de Minas, a Banda executou os hinos Nacional e Municipal, bem como trilhas sonoras no início da cerimônia. Os arranjos florais cedidos pelas Marias Artesãs também enobreceram o ambiente.

Um marcante momento da cerimônia foi a leitura do histórico de vida de cada homenageado, oportunidade em que os presentes conheceram um pouco das contribuições e esforços dos agraciados dedicados ao Município. E, sob fortes aplausos, cada condecorado recebeu o diploma de Título Honorífico de Cidadão Patense pelo respectivo vereador autor e, assim, são oficialmente, filhos de Patos de Minas.

Na fase de pronunciamentos, discursaram a representante dos homenageados, Ana Paula Vasconcelos; do Executivo Municipal, vice-prefeita Sandra Gomes; e da Câmara Municipal, vereador/presidente Gladston Gabriel. Os oradores reforçaram o orgulho do poder público e da sociedade em geral com a honrosa filiação de pessoas que somam e edificam Patos de Minas.

Fonte: ASCOM Câmara Municipal