A Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba acatou nessa segunda-feira (31/01), denúncia de quebra de decoro contra o prefeito César Caetano. A denuncia havia sido protocolada no legislativo carmense no dia 24/01 e foi assinada por 149 cidadãos, principalmente moradores do distrito de Quintinos, depois que áudios atribuídos ao prefeito foram divulgados em grupos de whatsApp, em que César Caetano teria se dirigido a comunidade de maneira desrespeitosa e com xingamentos sobre a situação das estradas do meio rural danificadas pelas chuvas.
A denúncia foi levada ao plenário para votação. Foram 6 votos favoráveis e 5 contra. Votaram a favor da denúncia os vereadores: Enivaldo do Gás, Igão do Niterói, Júlio do Sindicato, Luís Ricardo, Maira Queiroz e Múcio Moreira. Votaram contra o recebimento da denúncia: Dinei Mendes, Laura Melo, Subtenente Vaz e Rubinho dos Quintinos.
Com o recebimento da denúncia, será instaurada agora uma Comissão Processante contra o prefeito. Essa comissão tem até 90 dias para realizar os trabalhos e redigir o relatório final. Os integrantes da comissão também foram escolhidos. Os vereadores, Dinei Mendes, Laura Melo e Múcio Moreira que farão um relatório final a ser apresentado e votado pelo plenário.
Para a cassação do mandato de César Caetano são necessários 2/3 dos votos, totalizando 8 dos 11 vereadores. Atualmente, 5 são da base aliada do prefeito. De acordo com o Presidente da Câmara Júlio do Sindicato, o legislativo municipal seguirá todos os ritos necessários para garantir a legalidade do processo.
Fonte e foto: Fernando Alvim