O 12° Corpo de Bombeiros Militar foi acionado via 193, sobre um incêndio em vegetação entre a MGC-354 e final da Av. Afonso Queiroz, indo em direção a Mata do Cachorro.
As primeiras guarnições no local verificaram dois focos circundando a mata do Cachorro, e o endereço mais próximo seria no final da Av. Principal do Morada da Serra.
As guarnições realizaram combate direto com sopradores, abafadores e kit pick-up de combate a incêndio florestal pela margem da mata e, em uma fazenda adjacente, situada entre a mata e a rodovia, o incêndio ameaçava o pasto e o galpão em seu interior.
Não foi possível adentrar na mata, pois a vegetação é densa, alta e entremeada de cipós. Desta maneira, à medida que entardecia, os focos no interior da mata diminuíram as proporções. Já durante a noite deste sábado (13), outra guarnição compareceu novamente e visualizaram somente fumaça em áreas já queimadas, não observando focos.
Neste domingo (14), por volta das 16h00, os bombeiros receberam novas solicitações via 193 referentes a um incêndio em vegetação na Mata do Cachorro. No momento do recebimento do chamado, todas as guarnições estavam em atendimento de ocorrências.
Após uma delas finalizar o atendimento, deslocou prontamente para combate na Mata do Cachorro, isso já no final da tarde. A guarnição começou o combate próximo da caixa d’água da Copasa, percorrendo aproximadamente 200 metros ao longo da Rua 21, que margeia a Mata do Cachorro. A medida que anoitecia, os focos perderam intensidade e foram extintos por volta das 19h.