Ouça ao Vivo:

Cafeicultores da Expocacer se reúnem com a empresa Illycaffè para discutir o futuro do comércio de café

Unidos, os cafeicultores da Expocacer e a empresa Illcaffé possuem uma longa parceria, que já dura mais de 30 anos.

Na manhã desta terça-feira (02), a cidade de Patrocínio foi palco de uma importante reunião entre os produtores da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) e representantes da empresa italiana Illcaffè, uma das maiores empresas do ramo cafeeiro no mundo.

Durante a reunião, foram debatidos os desafios e as tendências do mercado, os efeitos das mudanças climáticas e as perspectivas do futuro para o comércio de café. Unidos, os cafeicultores da Expocacer e a empresa Illcaffé possuem uma longa parceria, que já dura mais de 30 anos.

Em entrevista concedida à Rádio Clube 98, a presidente do Conselho da Expocacer, Mariana Heitor, destacou que, nos últimos anos, as questões climáticas têm impactado bastante nos preços do café, aumentando também os custos de produção. Ela ainda avaliou que o mercado brasileiro vive um momento de incertezas devido às guerras ao redor do mundo e aos tarifaços dos Estados Unidos.

Outro entrevistado, o produtor José Naimeg, da Naimeg Cafés Especiais, destacou que, mesmo com os efeitos das mudanças climáticas, os preços do café estão bons e permitem uma boa remuneração para os cafeicultores.

Fundada em 1993, a Expocacer atua em todas as etapas do café, desde o armazenamento e preparo até a exportação e comercialização, buscando valorizar os cafés de alta qualidade da região e suas práticas sustentáveis. A Expocacer é conhecida por ser a primeira cooperativa de café do mundo a receber certificação de agricultura regenerativa.

Confira a reportagem da Rádio Clube 98:

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>