Os cartórios eleitorais voltarão a coletar a biometria de eleitores a partir de 1º de agosto. O cadastramento biométrico foi suspenso em todo o país em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Em novembro de 2022 o TSE determinou a retomada gradual do atendimento.
Em Minas Gerais já foi iniciada a biometria, em Belo Horizonte e região metropolitana, desde o mês de junho. Os municípios das zonas 330 e 210, sendo Patos de Minas, Lagoa Formosa, São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas, começam em 1º de agosto.
A partir desta data, o eleitor poderá comparecer espontaneamente no cartório ou fazer o agendamento prévio pelo site https://www.tre-mg.jus.br/servicos-eleitorais/agendamento.
Em Patos de Minas, o atendimento presencial continua a ser na Rua José de Santana, 347, Centro. O horário de funcionamento é das 12h às 18 horas.
Por enquanto, não será estabelecido prazo para os eleitores cadastrarem a biometria na Justiça Eleitoral.
É necessário levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos também precisam apresentar certificado de quitação do serviço militar.
Entrevista Christy Reis, analista judicial do TRE: