Braz Paulo fala sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo e destaca a necessidade do envolvimento da Câmara

Os patenses que utilizam transporte coletivo já perceberam o aumento.

Os patenses que utilizam transporte coletivo já perceberam o aumento na tarifa nesta segunda-feira (24). O preço da passagem em Patos de Minas a partir de hoje é de R$4,00. Até esse domingo (23) o valor vigente era de R$3,50.

O comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou sobre mais este aumento em um período tão delicado. Em primeiro momento o educador e comunicador, destacou a eficiência e seriedade do jornalismo do Sistema Clube.

“A gente fala de um assunto, que já havíamos colocado como algo que iria acontecer, em outubro a gente cantou essa pedra, foi a eficiência do jornalismo da Clube e na época foi negado, não vai ter aumento e ponto, mas a gente sabe que as coisas não funcionam assim,” afirmou o comentarista.

Braz Paulo também destaca que em sua percepção o principal problema é o impacto no bolso do trabalhador patense. Neste sentido o comentarista coloca em evidência cenários onde sem alternativas as pessoas precisam sair de suas casas de madrugada ou em horários não convencionais para realizar o trajeto até o trabalho a pé.

Questionado pelo jornalismo da Rádio Clube98, sobre uma possível intervenção da Câmara Municipal em assuntos tão importantes como esse, Braz Paulo, foi cirúrgico na resposta.

“A Câmara não tem poder em relação a isso, de fato, mas Câmara tem o poder da palavra. Eu não vi até o momento nenhum vereador se manifestar contrário, talvez depois da nossa conversa alguém possa se manifestar, mas não vi absolutamente nenhum vereador se posicionar contra esse aumento. O pessoal gosta tanto de redes sociais, essa informação já é pública desde sexta-feira, hoje já começou o aumento e é aquele silencio ensurdecedor” explicou Braz Paulo.

O professor faz uma breve análise da situação formada atualmente na Câmara, onde a Prefeitura não tem oposição.

“Para o executivo, quando ele tem toda uma base na Câmara Municipal sem nenhuma oposição, o povo não fica tendo seus representantes para lutar por certos direitos. Essa seria uma demanda importante da Câmara Municipal participar. Não tanto depois da onça morta, mas antes na organização. Eu mesmo tive oportunidade de participar, nós tivemos outros meios para resolver períodos de aumento, períodos de ampliação de tarifas, com outras questões que não o aumento da passagem. E vou citar uma que eu participei, tem testemunha, está gravado, que foi a questão do passe livre. O passe livre nasceu também de um momento aonde aconteceria reajuste tarifário e quando o passe entrou mais a implementação do sistema eletrônico, conseguimos não só que não subisse, mas também reduzir o valor naquela época, foi quando surgiu o passe do estudante,” finalizou Braz Paulo.