O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.
O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).
Minas Gerais registra, até o momento, registrou quatorze casos de varíola dos macacos. De acordo com dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última sexta-feira (08/7), os casos foram confirmados em exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Ao todo, são 11 pacientes notificados em Belo Horizonte, dois em Lagoa Santa, na Grande BH, e um em Governador Valadares, no Vale do Aço. Todos são homens, com idades entre 23 e 46 anos, estão estáveis e em isolamento.
Ainda de acordo com a SES, há outros 12 casos em investigação, sendo oito em BH e um em Almenara, Três Corações, Betim e Porteirinha.
Até o momento, todos os casos estão sendo monitorados. Ou seja, ainda não há casos de contaminação comunitária no Estado, quando não é possível rastrear.