Na noite desta segunda-feira (08-05), o SAMU, recebeu por meio da Central de Regulação um pedido de socorro. Tratava-se de uma mãe em trabalho de parto prematuro. Durante o atendimento 192, enquanto equipe assistencial se deslocava, a médica reguladora manteve-se em contato, orientando o solicitante a realizar cuidados básicos até que a unidade de suporte avançado chegasse ao local. Ato este que foi essencial, uma vez que, ao chegar na residência da vítima, o bebê já havia nascido, e encontrava-se no colchão, ainda conectado pelo cordão umbilical.
Ao se depararem com a cena, a equipe avaliou que o bebê de 490 gramas, com apgar 3, que estava em parada cardiorrespiratória (apresentando cianose, hipotermia e ausência de respiração e pulso).
Foi realizada manobras de reanimação, clampagem do cordão e aquecimento com manta térmica, além de todos os outros protocolos.
A mãe após receber todos os cuidados necessários e estabilizada, foi encaminhada ao HRAD pela equipe da unidade de suporte básico que também prestou apoio/atendimento, para acompanhamento ginecológico, sem apresentar quaisquer riscos.
Já a equipe da USA, após reanimação do recém-nascido encaminhou o bebê para o mesmo hospital. Ao chegar no HRAD, o bebê já apresentando sinais de circulação espontânea e movimentação, foi entubado, medicado e apresentando bons resultados.
Após ação exitosa de todas as equipes atuantes no caso, a mãe e o bebê estão estáveis e seguem acompanhados pela equipe do HRAD até então.
Fonte e foto: Wellington Carvalho (Cisreuno).