O aumento expressivo no número de casos de dengue em Patos de Minas colocou o município em situação de epidemia da doença. Buscando responder de forma complementar e emergencial, o Programa Municipal de Combate à Dengue iniciou, na segunda-feira (2/5), a aplicação de fumacê em bairros estratégicos da cidade. São dez as regiões que o UBV pesado, o popular carro fumacê, vai percorrer nas próximas semanas: Jardim Esperança, Jardim Panorâmico, Belvedere, Sebastião Amorim, Novo Horizonte, Caramuru, Padre Eustáquio, Bela Vista, Jardim Quebec e Nova Floresta.
A passagem do carro acontece de segunda a sexta-feira duas vezes por dia (às 6h e às 17h). Os primeiros locais a receberem a aplicação do inseticida são Jardim Esperança e Bela Vista, onde o serviço já vem sendo realizado. Em virtude da variação no tempo gasto para percorrer cada bairro, não é possível estabelecer o cronograma da atividade. Portanto os próximos locais em que haverá dispersão do inseticida ainda serão divulgados.
Boletim epidemiológico – O último informe, publicado nesta sexta-feira (6/5), traz mais 712 casos de dengue notificados em Patos de Minas, e 58 confirmações a mais em relação ao boletim da semana passada. O cenário ainda é de epidemia, com alto número de atendimentos nas redes pública e particular de saúde.
Fumacê – O UBV pesado é um equipamento adaptado com bombas para aplicação de inseticida utilizado para matar o Aedes aegypti. O objetivo de seu uso é promover a rápida interrupção da transmissão da dengue quando a doença atinge níveis epidêmicos. O uso do fumacê, no entanto, tem eficácia limitada, pois ele mata apenas mosquitos já adultos, não impedindo que novos insetos apareçam após a aplicação do inseticida.
Portanto a melhor forma de evitar a dengue é agir de maneira preventiva, eliminando os locais propícios para a reprodução do Aedes aegypti.