No dia 15 de agosto, se encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatas e candidatos aos cargos em disputa nas Eleições 2022. Neste período, Patos de Minas contava com quatorze nomes como candidatos para Deputado Estadual. Porém, a corrida de patenses para Assembleia Legislativa de Minas Gerais parecia ter ganhado mais um nome. Edna Soares, viúva do ex-vereador Marquim das Bananas, teve a candidatura acrescida pelo AVANTE no divulgacandcontas.tse.jus.br na última segunda-feira (22/08).
Apesar do registro de candidatura, Edna das Bananas, foi procurada pelo jornalismo da Rádio Clube98 e afirmou que, levando em consideração o grande número de candidatos, decidiu abrir mão de sua candidatura e irá apoiar dois candidatos de Patos de Minas, sendo um para Deputado Estadual e outro para Federal
O departamento de jornalismo do Clube Notícia, procurou o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para entender o motivo da candidatura ter sido registrada após o dia 15 de agosto. Segundo a Secretaria de Comunicação Social do TRE-MG, se os partidos e federações não tiverem registrado o número total de candidaturas permitidas aos cargos de deputado federal (54) e estadual (78) dentro do prazo oficial de registro de candidaturas, que encerrou em 15 de agosto, poderão indicar candidatas e candidatos para o preenchimento de vagas remanescentes até o dia 2 de setembro.
Também foi explicado que o partido AVANTE tem, hoje, 67 candidatos registrados para deputado estadual, portanto, estando ainda abaixo do limite permitido e podendo até indicar mais candidatos até 2 de setembro.
A assessoria de comunicação do TRE-MG acrescentou que há também um prazo até 12 de setembro para pedir a substituição de candidatas e candidatos nas chapas majoritárias e proporcionais. A substituição é possível em caso de renúncia, indeferimento, cancelamento, cassação do registro ou falecimento do titular. No caso de falecimento, a mudança poderá ser feita após o dia 12 de setembro. Vale ressaltar que todos os pedidos de substituição devem ser apresentados até 10 dias após o fato ou decisão judicial que a originou.
Confira todos os quatorze nomes de Patos de Minas para Deputado Estadual:
Adrian Paz (PRTB); Àguida Helena (PT); Braz Paulo (PROS); Britinho (PTB); Carlúcia Ferreira (AVANTE); Dr. Hely Tarquínio (PV); Dr. Thiago Queiroz (PL); Isaías Martins (MDB); José Lucilo – Duda (PT); Ludmila Falcão (PODE); Major Aurélio (PDT); Marilene Pereira (PP); Nergiton Geraldo de Sousa (PP); e Rildo Rodrigues do Carmo (Rede).
Corrida a uma vaga na Câmara dos Deputados
Já para o cargo de Deputado Federal são quatro nomes de Patos de Minas: Anisdei Lima (PL); João Marra (PROS); José Eustáquio de Faria Júnior (PODE); e José Eustáquio Rodrigues (União Brasil).
Arnaldo Queiroz (AVANTE) também chegou a ter sua candidatura registrada. Porém, na tarde do dia 16 de agosto, o advogado patense, comunicou que não irá mais disputar as próximas eleições.