Aumento preocupante de infartos em pessoas com menos de 50 anos, no Brasil

Cigarro, pressão alta e colesterol elevado são fatores de risco para doenças cardiovasculares

Sempre que ouvimos falar em infarto, logo associamos às pessoas mais idosas. Realmente, esses são os casos mais frequentes, devido aos fatores de risco. Contudo, isso não significa que pessoas mais jovens, mesmo as mais saudáveis, estejam isentas deste risco. Elas também podem sofrer infartos que, em alguns casos, levam à morte.

A dores e sensações de aperto no peito, falta de ar, sudorese, dor no braço, dor no estômago, fadiga e náuseas. Esses e outros sintomas em conjunto, de acordo com Dr. Marco Antônio Castro Fonseca (Cardiologista), são fortes indicações de que uma pessoa pode estar sofrendo de infarto. Mas cerca de metade deles são silenciosos, ou seja, não apresentam qualquer sinal.

Além do acompanhamento médico, veja como evitar um infarto:

• Controle da hipertensão;
  • Controle do diabetes;
  • Controle dos níveis de colesterol;
  • Evite o exagero de bebidas alcoólicas;
  • Evite o estresse;
  • Mantenha uma dieta equilibrada;
  • Mantenha o peso ideal do seu corpo;
  • Não fume;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Vá ao médico regularmente e o alerte se houver casos na família.

Confira a entrevista com o Dr Marcos Antonio, Cardiologista sobre o assunto abordado: