Aumento das temperaturas faz crescer procura para se refrescar e Bombeiros alertam para risco de afogamentos

São dicas simples de prevenção do 12º BBM de Patos de Minas.

Com o aumento da temperatura muitas pessoas procuram chácaras, cachoeiras, clubes, etc para se divertirem. É justamente nestes dias que também aumentam as ocorrências de afogamento registradas pelos bombeiros. Atento ao risco, o Corpo de Bombeiros reforça a importância da prevenção e da adoção de atitudes simples que podem evitar os afogamentos e proporcionar um final de semana divertido para toda a família.

Dicas

Escolha do local para nadar

•        Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe.

•        Não ultrapasse faixas e placas de avisos.

•        Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas.

•        Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.

Seja prudente

•        Evite nadar sozinho;

•        Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água;

•        Não se afaste da margem;

•        Não salte de locais elevados para dentro da água;

•        Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;

•        Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;

•        Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;

•        Evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”);

•        Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;

•        Não abuse se aventurando perigosamente;

•        Não deixe as crianças sozinhas;

•        Evite navegar com carga em excesso;

•        Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;

•        Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.

Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193.

Foto e fonte: Corpo de bombeiros