O cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde será ampliado em Patos de Minas a partir de janeiro de 2024. Isso porque o município conseguiu habilitação do Governo federal para implantar cinco equipes e-Multi Complementar, compostas por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo e assistente social.
A proposta cadastrada pelo município foi aceita pelo Ministério da Saúde, conforme publicado na Portaria GM/MS 2.385, de 15 de dezembro de 2023. A medida garante a transferência de recursos federais para custeio desses profissionais, podendo chegar a R$ 30 mil por equipe.
Até o momento, Patos de Minas dispõe de quatro equipes multiprofissionais ligadas ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), sendo todas elas custeadas com recursos próprios do município. A partir da concessão do Ministério da Saúde, essas equipes serão transformadas em e-Multi, com o acréscimo de mais um grupo de profissionais.
Atualmente são 40 eSF em Patos de Minas, mas pode-se chegar a 79, considerando os números do Censo 2022 (159.235 habitantes). Conforme estabelece a União na Portaria 2.436/2017, o teto máximo de equipes de Saúde da Família é obtido pela fórmula “população total/2.000”.