Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Aprovado na Câmara Municipal, aumento no salário dos vereadores de Patos de Minas segue para sanção do prefeito

Projeto que torna obrigatória a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno Autista (TEA) também foi aprovado
Imagem: reprodução

Na tarde desta quinta-feira (09/03), aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas. Na ocasião, diversas propostas passaram por votação e aprovação, dentre elas os Projetos de Lei nº 5644 e 5636/2023 que concede a revisão anual do salário dos vereadores e torna obrigatória a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). respectivamente.

Após pedido de adiamento feito pelo vereador Bartolomeu Ferreira em 10 de fevereiro, o projeto nº 5644/2023 foi devolvido para votação na reunião desta quinta-feira (09/03). Na ocasião, parlamentar disse ter pedido que o PL fosse adiado porque ele é polêmico e os parlamentares tinham tido pouco tempo para analisar a proposição. Nesta reunião, os representantes do Legislativo votaram assim:

  • A favor: Gladston Gabriel, Bartolomeu Ferreira, Itamar André, Cabo Batista, Mauri da JL, Vicente de Paula, Ivan Rosa, Carlito, Nivaldo Tavares;
  • Contra: José Eustáquio, Profª Beth, Prof. Delei, Prof. Daniel, Ezequiel Macedo, José Luiz, Vitor Porto e Willian de Campos.

O projeto propõe uma revisão de 5,93% sobre o salário dos vereadores de Patos de Minas, com base na inflação acumulada no ano de 2022, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Agora, a proposta segue para a sanção do prefeito Luís Eduardo Falcão. Quando aprovada pelo chefe do Executivo municipal, seus efeitos passam a retroagir a 1º de janeiro de 2023 e o subsídio dos parlamentares vai de R$ 12.659,87 para R$ 13.410,60.

PL 5636/2023

Outra proposta avaliada e aprovada, por unanimidade (16 votos favoráveis), pelos parlamentares foi o projeto nº 5636/2023, de autoria do vereador José Eustáquio de Faria. O PL em questão dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias em Patos de Minas.

A proposição considera a sensibilidade de pessoas com TEA a ambientes com muitos estímulos, estabelecendo condições de funcionamento das sessões voltadas para esse público e sua família, bem como sobre a não alteração da política de preços do estabelecimento.

Dentre as mudanças propostas pelo projeto, estão: não exibição de publicidade comercial; iluminação reduzida à meia-luz; volume de som reduzido a uma potência mais baixa; ventilação controlada com temperatura amena e confortável; e exibição de filmes apropriados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O PL segue para a sanção do prefeito de Patos de Minas e, considerando sua aprovação pelo chefe do Executivo, ele entra em vigor em 90 dias a contar da sua data de oficialização no Diário Oficial do Município.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>