Uma pesquisa recente revelou que 64% dos brasileiros consideram o valor de sua aposentadoria insuficiente para manter o padrão de vida desejado, levando muitos a reduzir seus gastos. Entre aqueles que continuam trabalhando, 40% afirmam que a principal motivação é o pagamento de dívidas. O levantamento, conduzido pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, entrevistou 1.052 brasileiros aposentados e em fase de planejamento para a aposentadoria. Os resultados foram divulgados em comemoração ao Dia do Aposentado, celebrado nesta sexta-feira (24).
A pesquisa também mostrou que 23% das pessoas que estão prestes a se aposentar – dentro de até dois anos – admitem não ter qualquer planejamento financeiro. Outros 41% afirmam que se organizam parcialmente, como iniciar investimentos sem seguimento contínuo. Além disso, 60% desse grupo só começaram a se preparar financeiramente nos últimos cinco anos, enquanto 37% dos já aposentados confessam não ter feito qualquer planejamento prévio.
“É essencial que os trabalhadores próximos da aposentadoria se organizem financeiramente, considerando os ganhos e despesas futuras. Para aqueles que já se aposentaram e enfrentam dificuldades, é fundamental criar um controle financeiro adequado à realidade de cada um”, aconselha Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa.
O estudo aponta ainda que 37% dos aposentados enfrentam dificuldades para arcar com despesas básicas. Para lidar com essa situação, 53% continuam trabalhando como forma de complementar a renda.
A insegurança financeira é um fator recorrente: 48% dos aposentados sentem instabilidade em relação às finanças, 45% temem o endividamento e 49% receiam depender de terceiros para suprir suas necessidades.
Além disso, 60% dos aposentados já recorreram a crédito ou empréstimos para cobrir despesas essenciais, como alimentação, saúde e medicamentos, que se destacam como os principais custos dessa fase da vida.