A Copasa informou que o fornecimento de água nos bairros Afonso Queiroz, Antônio Caixeta, Belvedere, Boa Vista, Jardim Panorâmico, Jardim Recanto e Sebastião Amorim, em Patos de Minas, deve ser totalmente restabelecido ao longo desta terça-feira (15).
Segundo a companhia, a interrupção no abastecimento foi causada por um vazamento em uma rede de distribuição, que já foi reparado na tarde de segunda-feira (14) pelas equipes técnicas.
A empresa esclareceu que, diferentemente do fornecimento de energia elétrica, o retorno da água ocorre de forma gradual, à medida que as redes e reservatórios vão sendo reabastecidos. Imóveis em regiões mais baixas recebem o recurso antes dos localizados em áreas mais altas, devido à força da gravidade.
Ainda de acordo com a Copasa, o aumento repentino no consumo nas primeiras residências atendidas também pode atrasar o abastecimento nas demais regiões. Por isso, a concessionária recomenda o uso consciente da água durante o processo de normalização.
Sobre as causas do vazamento, a Copasa explicou que não é possível determinar um único motivo, já que esses eventos podem ser provocados por diferentes fatores, como movimentações do solo, variações de temperatura, desgaste das tubulações ou ainda o tráfego de veículos pesados em vias não preparadas.