Após questionamentos de antigos frequentadores, CCTI esclarece qual público pode participar do Forró do Conviver

Podem participar das atividades apenas pessoas com 60 anos ou mais
Arquivo - Divulgação Prefeitura de Patos de Minas

Antigos frequentadores do Forró do Conviver, com idade inferior a 60 anos, entraram em contato com o departamento de jornalismo do Clube Notícia solicitando mais informações acerca das motivações em torno da limitação para participar da atividades do Centro de Convivência.

O Conviver reabriu suas portas à população no dia 21 de dezembro de 2022. A atividade que marcou esse retorno foi o famoso forró que tem sido realizado às sextas-feiras, a partir das 13h. A sede do CCTI estava fechada desde 2020 devido à pandemia de Covid-19. Porém, agora podem participar das atividades do CCTI apenas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

De acordo com a administração municipal, o Centro de Convivência da Terceira Idade (Conviver) foi criado para atendimento à pessoa idosa, ou seja, a população com idade igual ou superior a 60 anos, seguindo o Estatuto da Pessoa Idosa.

Também foi esclarecido que, para participar do Forró do Conviver, os idosos precisam estar cadastrados no Centro. Em casos em que o companheiro ou companheira dessa pessoa tenha menos de 60 anos, basta fazer a carteirinha de acompanhante para também ter acesso à atividade.

A coordenação do Conviver também ressaltou que, para atender à demanda das pessoas adultas com idade entre 50 e 59 anos, será oferecido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Este será feito por meio de parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A previsão é que o SCFV comece até o fim de fevereiro. Desta forma, as pessoas inscritas no SCFV poderão participar do Forró do Conviver.