A Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR) celebrou, nesta sexta-feira (29/08), seus 40 anos de fundação com uma programação especial em Patos de Minas. O evento reuniu lideranças políticas, empresariais e comunitárias, reafirmando o papel da entidade como articuladora de políticas públicas e de fortalecimento dos municípios da região.
As atividades começaram às 14h, com um ciclo de palestras voltadas para temas de interesse regional, como saúde, educação, infraestrutura e inovação tecnológica. Também houve uma exposição cultural e gastronômica, que valorizou a identidade dos municípios associados.
O ponto alto da programação foi a Cerimônia Oficial, que reuniu autoridades políticas, lideranças regionais e convidados em um momento de reconhecimento à trajetória da entidade. Ao longo de quatro décadas, a AMAPAR tem desempenhado papel fundamental na integração e no desenvolvimento do Alto Paranaíba.
Durante a solenidade, foi entregue a Comenda Alisson Paolinelli ao empresário e produtor rural Geraldo Marra Ferreira, da BN Bom Negócio, em reconhecimento à sua contribuição para o setor.
O senador Carlos Viana destacou sua atuação como presidente da CPMI do INSS, afirmando que uma quadrilha teria se infiltrado no órgão para lesar aposentados. “Vamos colocar tudo a limpo”, disse. Ele também reforçou seu compromisso como senador por Minas e com o desenvolvimento do Alto Paranaíba.
O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, também se pronunciou e cobrou mais ações dos governos federal e estadual, especialmente na área da saúde. Segundo ele, os consórcios de saúde podem ser instrumentos fundamentais para ampliar a oferta de serviços. Falcão destacou ainda a necessidade urgente da duplicação da BR-365, entre Patos de Minas e Patrocínio, apontando a obra como estratégica para a segurança viária e o desenvolvimento econômico da região. “A AMAPAR tem papel fundamental, pois é a união dos prefeitos que fortalece nossas demandas. Precisamos enaltecer a grandeza do Alto Paranaíba e mostrar nossa força”, ressaltou.
Já o presidente da AMAPAR, Gustavo Brasileiro, reafirmou a importância de união política para superar desafios e conquistar avanços. “Precisamos resgatar o protagonismo da nossa região. É hora de unir forças, deixar as questões partidárias de lado e buscar o desenvolvimento regional. O Estado precisa estar mais presente conosco”, defendeu.