Advogado denuncia vereador José Luiz por ameaça e xenofobia

José Márcio dos Santos, que é nordestino, se sentiu ofendido pelas postagens

O vereador de Patos de Minas José Luiz Borges Júnior (PODEMOS) foi denunciado no dia 11 de agosto de 2023, após o parlamentar supostamente praticar xenofobia, sugerindo a divisão de regiões do Brasil.

Quem fez a denúncia à Câmara dos Municipal de Patos de Minas foi o advogado José Márcio dos Santos, que é natural do estado de Alagoas, no nordeste brasileiro, mas que mora e trabalha na Capital do Milho. Segundo o advogado, o vereador José Luiz, teria feito postagens em suas redes sociais que seriam de cunho discriminatório, incitando ódio ao povo nordestino.

Na postagem consta a “indicação” da construção de um muro dividindo o território nacional entre as regiões norte e nordeste do restante do país.

Em entrevista à reportagem do Portal Clube Notícia, o advogado José Márcio dos Santos disse ter orgulho de ser nordestino e se sentiu ofendido pelas postagens que ele disse serem ofensivas, discriminatórias e xenofóbicas contra o povo nordestino.

Também pelas redes sociais, José Márcio questionou as postagens feitas pelo vereador e depois disso relata que José Luiz foi até a residência dele na quarta-feira (09/08), por volta das 13h45, e o abordou na rua em frente à casa onde o advogado mora. Ele disse que se sentiu ameaçado, pois o mesmo não concordava com as postagens feitas.

Após os fatos, José Márcio encaminhou denúncia a Câmara Municipal de Patos de Minas.

Confira a entrevista:

O advogado também encaminhou denúncia ao Ministério Público e à Delegacia de Polícia Civil e espera a instauração de procedimento competente para apuração dos fatos.

A ordem dos Advogados do Brasil através da 45° Subseção OAB de Patos de Minas, emitiu nota a respeito do caso. Confira na íntegra:

“A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Patos de Minas, por meio da imprensa, teve ciência da denúncia formalizada na Câmara Municipal de Patos de Minas pelo advogado José Márcio dos Santos em desfavor do vereador José Luiz Borges Júnior, acusando-o de ter realizado postagens em suas redes sociais com cunho discriminatório e incitando o ódio pelo povo nordestino.

A OAB Patos de Minas analisará o teor da denúncia, fará contato com o advogado inscrito para buscar mais informações sobre os fatos relatados e, se for o caso, acionará a Comissão de Direitos Humanos para apoio ao advogado e acompanhamento dos fatos.

A OAB reforça seu compromisso com a cidadania e com a defesa intransigente dos direitos e liberdades individuais assegurados a todos os cidadãos, sendo essencial prezar pela pluralidade de ideias e pela rejeição de agressões que contrariem princípios como a solidariedade e a civilidade.

OAB Patos de Minas
Em Defesa da Advocacia e da Cidadania.”

A redação do Portal Clube Notícia procurou o vereador José Luiz Borges Júnior para falar sobre as denúncias, porém o mesmo disse que por enquanto não irá se pronunciar sobre o assunto.