Advogada ambiental fala sobre o problema da poluição sonora em Patos de Minas

A advogada falou sobre os sons que incomodam a população em geral, como por exemplo: motos com escapamento aberto; som automotivo; o barulho dos eventos que varam a madrugada e festas particulares que tiram o sossego dos vizinhos

Nesta sexta-feira, 17 de junho, o problema da poluição sonora em Patos de Minas foi o tema em destaque no “Debate 98”, com a participação da advogada ambiental Doutora Ana Carolina Silva Brito. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.

Na oportunidade a advogada falou sobre os sons que incomodam a população em geral, como por exemplo: motos com escapamento aberto; som automotivo; o barulho dos eventos que varam a madrugada e festas particulares que tiram o sossego dos vizinhos.

A Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Patos de Minas e conselheira do COLMEIA, explicou as principais normas em torno do direito ambiental. Referente aos questionamentos de ouvintes em relação barulho exorbitante de empresas e industrias a advogada afirmou que o o primeiro passo é o diálogo, caso não resolva o próximo passo seria acionar a Polícia para fazer um boletim de ocorrência e depois buscar um advogado para conduzir tudo da forma mais adequada.

Em relação ao som de algumas festas e eventos, que as vezes causam poluição sonora, Doutora Ana Carolina, explicou que a autorização que é concedida para realização do evento, é emitida para que ele seja realizado dentro das normas vigentes. “Não é porque o evento foi autorizado, que ele pode ser realizado fora das normas,” explicou a advogada.

Vale lembrar que a exposição por um longo período a sons acima de 65 decibéis (métrica de intensidade ou volume dos sons) ou a ruídos agudos entre 80 e 85 decibéis pode ativar respostas hormonais e do sistema nervoso. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível recomendável de ruído deve ser abaixo de 50 decibéis.

Confira a entrevista na íntegra: