Na manhã desta sexta-feira (06), o Programa Debate 98 recebeu o adestrador e reabilitador comportamental de cães, Wahllace Vaz de Oliveira, que ao longo de sua participação destacou a origem da agressividade canina, que em muitos casos, vitima os próprios donos; a prevenção e recuperação do cão agressivo e o problema da superpopulação de cães de rua.
O primeiro assunto debatido foi sobre os altos índices de agressividade canina e qual a postura os donos devem ter com os seus pets. Para o convidado os donos não podem romantizar o comportamento dos seus animais.
“O problema maior dessa agressividade é a romantização na hora de educar o seu cachorro desde filhote. Então isso já vem a algum tempo acontecendo com a expansão da redes sociais, vem surgindo muitos adestradores nas redes sociais induzindo as pessoas a agirem errado com os seus cães, com uma forma de treinamento muito fora do contexto, porque o cachorro é uma espécie dominante, territorialista e vive em grupo. Então se o dono não for o líder dele, fatalmente o cão será líder. O cachorro deve ser educado da forma mais parecida que eles se educam entre eles”, destacou Wahllace.
Confira o Debate 98 na íntegra: