Valdinei Aparecido da Silva, acusado de tentar matar Dislande Ramos Bonfim, foi a julgamento na tarde desta terça-feira (17-10), no salão de júri do Fórum Olympio Borges, em Patos de Minas. O crime aconteceu no dia 02 de janeiro de 2022, na rua Santo Antônio, bairro Vila Garcia.
De acordo com os autos do Ministério Público, no dia 01 de janeiro, a vítima promoveu uma festa em sua residência, da qual participavam várias pessoas conhecidas e desconhecidas, entre elas o acusado.
Durante a festa, o acusado jogou coquetel molotov no quintal da casa, provocando fogo no local. Neste instante, a vítima expulsou o acusado da casa. Na seguencia, o acusado saiu insatisfeito. Imbuído pelo sentimento de vingança, o acusado pegou um recipiente de combustível e ficou escondido nas proximidades da casa.
Já na madrugada do dia 02, por 05hrs37min, a vítima chegou em casa vindo da delegacia, a qual foi conduzida por perturbação de sossego, e ao sair acompanhada do namorado em uma motocicleta, foi surpreendida pelo acusado que a segurou pelo ombro e a puxou, derrubando-a da moto.
Neste instante, o acusado jogou gasolina nas costas dela e ateou fogo, fugindo em seguida. Com o corpo em chamas, a vítima saiu correndo, sendo socorrida pelo namorado que a encaminhou para o hospital.
Depois de algumas horas de julgamento, Valdinei Aparecido da Silva foi condenado 8 anos e 4 meses de prisão no regime fechado pelo crime de tentativa de homicídio triplamente qualificada, motivo fútil, uso de fogo e recurso que dificultou a defesa da vítima. O acusado foi absolvido da acusação de emprego de artefato explosivo;
O defensor Público Walner Dias fala sobre o resultado do julgamento.