Ação social intensifica abordagem a pessoas em situação de rua, em Patos de Minas

Esta ação será feita uma vez na semana, em Patos de Minas

Nesta quinta-feira (31/08), o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), em uma ação social juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), equipe da saúde, consultório de rua (Van), psicólogos, enfermeiros, pessoal da limpeza, fizeram uma abordagem a pessoas em situação de rua na Lagoa Grande de Patos de Minas.

De acordo com a Maria Cristina que é Coordenadora do Abrigo:

“O papel principal da abordagem, é avaliar indivíduo por indivíduo, porque cada um exige uma situação diferente. Tem pessoas migrantes que não são daqui, às vezes a gente faz contato com a família, dá a passagem para que retornem, sem a documentação civil não tem como pegar a passagem pra voltar, então primeiro providencia a documentação”.

Durante a ação, os moradores em situação de rua recebem atendimento médico, realizam exames, se necessário, são encaminhados para uma unidade de saúde, essa ação também busca o diálogo com os moradores, oferecendo-lhes o atendimento as suas necessidades mais imediatas como o encaminhamento para um abrigo cadastrado na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Essa ação visa oferecer assistência a pessoas que vivem em situação de rua, por meio de atividades que as ajudam a reconstruirem seus vínculos com a sociedade, com a família e com elas mesmas, estimulando o convívio social, além de transmitir conhecimentos sobre respeito, solidariedade e afetividade.