Uma possível implantação de corredores de ônibus em ruas da região central de Patos de Minas vem ganhando repercussão a cada dia na cidade. A ideia, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e transporte, faz parte das sugestões apresentadas pela empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados, contratada pela atual administração municipal para o diagnostico do transito em Patos de Minas.
Uma audiência pública para discutir o assunto, chegou a ser marcada para a última terça-feira dia 16 de julho, para apresentação do Projeto de Diretrizes Gerais para Circulação Viária da Área Urbana e dos Serviços de Transporte Público, mas foi cancelada pela prefeitura. O cancelamento foi inclusive publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município.
De acordo com a publicação, o cancelamento se deu devido estarmos no período eleitoral. Uma nova data para a audiência, também não foi anunciada e, com isso, a população fica sem respostas sobre a possível implantação dos corredores de ônibus na cidade, bem como outras alterações no trânsito que seriam apresentadas por técnicos do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados – contratado por quase R$ 1 milhão e sem processo licitatório – para executar projeto visando identificar soluções para o sistema viário e trânsito do perímetro urbano de Patos de Minas. A ideia segundo fontes é implantar o sistema de corredores em 2025 nas ruas, Major Gote e Doutor Marcolino, o que de inicio, não agradou muitas pessoas, principalmente comerciantes desses locais.
Na cidade de Uberaba onde o sistema por também sugestão da Jaime Lerner Arquitetos Associados, não deu certo, segundo material produzido por uma estudante do curso de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no final de 2020. “O resultado do estudo revela que o modelo inserido na cidade trouxe consequências indesejadas, o fechamento de diversos comércios e impacto na receita dos comerciantes que permaneceram no local, além de ainda não ter propiciado uma melhora significativa nos percursos de distância e tempo nas viagens dos usuários”, indica trecho da introdução da Dissertação.
Fonte: Sou Patos