Após o rompimento de uma adutora no último sábado e desabastecimento de água em vários bairros da cidade, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) prestou esclarecimento sobre a atual situação do abastecimento de água em Patos de Minas.
Segue a nota da Copasa:
Desde a manhã de hoje (22) técnicos da Companhia estão mobilizados para sanar a intercorrência, que comprometeu o abastecimento para os bairros Santa Terezinha, Santa Luzia, Cristo Redentor, Lagoa Grande, Vila Rosa, Ipanema, Cidade Nova, Jardim Europa, Jardim Paulistano, Cônego Getúlio, Boa vista, Centro, Santo Antônio, Várzea e Brasil. A estimativa é que a normalização para esses locais ocorra de forma gradativa, tão logo finalizados os serviços, previstos para o fim desta tarde.
Outros temas abordados na entrevista foram as intermitências causadas em decorrência das obras para melhoria do abastecimento da cidade, iniciadas na captação na terça-feira (18/06). Ao longo da semana, a unidade foi paralisada para intervenções que viabilizarão o envio da água captada no Rio Paranaíba em maior volume para a Estação de Tratamento (ETA).
As intervenções foram concluídas no início da tarde de quinta-feira (20/06), quando começaram as intermitências no abastecimento. Mesmo com as unidades de captação, tratamento e distribuição funcionando em capacidade máxima, e com caminhões-pipa dando suporte no abastecimento de áreas prioritárias, como unidades de saúde e instituições de ensino, ainda há reflexos de intermitência na distribuição de água para alguns bairros. A previsão é que o fornecimento para toda a cidade seja normalizado no decorrer de segunda-feira (24/06).
A Copasa pede a colaboração dos moradores em relação ao consumo consciente. Ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna instantaneamente para todos, a normalização do abastecimento ocorre gradativamente, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de potentes bombas, devido à gravidade, a água chega primeiramente aos imóveis de áreas com baixo relevo, e posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento contribui para garantir a todos o acesso à água.
A Copasa pede a compreensão dos moradores e ressalta que, com a conclusão das obras em sua totalidade, os benefícios alcançarão a todos os patenses.
Melhorias
A primeira etapa da ampliação do sistema de abastecimento de água, que consiste na ampliação das elevatórias, adutoras e redes de distribuição, está em andamento desde junho de 2021. Um investimento de mais de R$6,6 milhões, inclusos aditivos.
A segunda etapa dessa ampliação, também em andamento, consiste na ampliação da captação e elevatória de água tratada. Tem duração estimada de 18 meses. Nesta etapa a Companhia irá ampliar a capacidade de captação de água no Rio Paranaíba de 430 para 550 litros. Um investimento de R$13,3 milhões.