Na noite deste último domingo (05), o Centro de Formação das Artes do Palco Primeiro Ato conquistou cinco prêmios, incluindo o prêmio principal da categoria teatro para infância, no Festival Internacional de Teatro de Guaranésia.
A companhia de teatro patense trouxe a peça infanto-juvenil, Jalamerá, e foi premiada em cinco categorias, incluindo Melhor Espetáculo para a Infância, melhor direção para Marcos Nepomuceno, melhor atuação para Vinícius Caetano, Dramaturgia geral para os roteiristas Lincon Alencar e Clara Kairós além do prêmio especial do Júri para Marcos Nepomuceno pela formação de jovens artistas.
Ao todo, o grupo obteve um total de 7 indicações, nas categorias de sonoridade, visualidades corpóreas, visualidades espaciais, melhor atuação para os atores Clara Kairós, Jhonatan Henrique e Antony Aquino. A peça ainda obteve grande reconhecimento ao ser indicada na categoria principal de Espetáculo Destaque do Festival em que o vencedor levou para casa um prêmio de R$ 3.000,00 reais.
Em entrevista concedida a Rádio Clube98, o diretor Marcos Nepomuceno ressaltou a importâcia de conseguir levar jovens artistas, que estão em formação, para terem contato com as várias formas de se fazer teatro. Vale resssaltar que os alunos do Grupo Primeiro Ato, compõem as próprias músicas e redigem os próprios roteiros e adaptações.
A peça jalamerá aborda a história de uma menina (Doraísa), que nasceu e cresceu no circo de sua família, quando o circo é ameaçado de ser vendido, Doraísa inicia a sua aventura, ao lado do seu búfalo de estimação (Marajó), em busca de conseguir dinheiro para salvar o seu lar, o circo.
O espetáculo terá várias apresentações ao longo do mês de maio incluindo uma apresentação na Fenapraça no dia 18.
Confira a entrevista com os membros premiados do Grupo Primeiro Ato: