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Prefeitura de Patos de Minas divulga cartilha sobre atendimentos feito em USF e UPA; Confira

A cartilha explica detalhadamente os atendimentos feitos

Você sabia que grande parte das demandas atendidas na UPA podem ser resolvidas nas unidades de saúde da família? Levantamento relativo ao período de janeiro a novembro de 2023 aponta que, dos 119 mil atendimentos realizados na UPA, 91 mil (ou 76%) tratavam-se de casos pouco urgentes ou sem urgência. Ou seja, pacientes triados como azul e verde na classificação por cores. 

É importante entender que a classificação de risco não tem função diagnóstica. A medida tem como objetivo hierarquizar as prioridades de atendimento hospitalar e consequentemente otimizar os recursos disponíveis. Nesse sentido, é preciso ter em mente que a Atenção Primária (Unidade de Saúde da Família – USF, as conhecidas UBS) é capaz de fornecer suporte apropriado para uma série de condições, sobretudo aquelas de natureza crônica. 

Ir diretamente a um pronto-socorro pode deixar o paciente esperando tempo desnecessário, pois casos mais graves sempre terão prioridade no atendimento. Queixas como dores de cabeça, dor de garganta, febre de até três dias e quadro inicial de dengue são alguns dos exemplos que são atendidos na unidade de saúde da família em que o usuário é cadastrado. 

Veja abaixo mais detalhes:

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